Como escolher o segmento ideal para empreender?

Como escolher o segmento ideal para empreender?

Antes de investir, uma das decisões mais importantes a se tomar é a escolha do segmento de negócio. Para muitos, o próprio negócio sempre foi um sonho. Mas, para outros, empreender é uma solução para combater a crise e, com isso, surgem diversas opções de ramos com produtos e serviços variados. Para te ajudar a fazer uma boa escolha, listamos 5 itens que você deve considerar nessa hora. Confira:

 

Investimento

O orçamento necessário para abrir um negócio pode variar de segmento para segmento e também entre franquias diferentes de um mesmo segmento. Por isso, é preciso fazer uma boa pesquisa de mercado, entender todas as instalações físicas necessárias para o ramo que você está considerando e também o investimento necessário. Por exemplo: um salão de beleza precisa de um ambiente amplo, lavatórios, cadeiras, recepção com computadores e profissionais de perfis variados como manicure, depiladora, cabelereira, atendentes, etc.

 

Tipo de produto ou serviço

É necessário compreender o comportamento do produto ou serviço do segmento que você está pensando em investir. Se o serviço tem um custo-benefício interessante para se manter atrativo ao público, se os produtos têm consumo sazonal e, também, qual a necessidade de reposição de estoque, para prever parte dos custos mensais.

 

Habilidades e competências

É sempre mais seguro investir em algo que já se tem experiência, pois assim você já terá habilidades relacionadas ao negócio para iniciar os trabalhos e treinar, de maneira básica, o seu pessoal. Seja por formação acadêmica ou pela prática de mercado, qualquer conhecimento prévio no assunto pode ajudar.

 

Afinidade

Você pode não acreditar naquele ditado que diz “trabalhe com o que ama e não terás que trabalhar”, mas ele de fato é uma verdade. Quando se faz algo que gosta, as atividades são mais prazerosas e como consequência vem a satisfação profissional. Por isso, tente buscar por segmentos com os quais você se identifique e, em caso de franquias, com modelos de negócios e serviços nos quais acredite. Assim, seus dias de trabalho, que tendem a ser extremamente árduos no começo, serão muito mais satisfatórios.

 

Visão de futuro

Durante sua pesquisa de mercado, procure também saber as tendências de negócios para o futuro. Fuja das modinhas e busque por segmentos que continuarão atrativos por vários anos.

 

Considerando todos esses tópicos, será mais fácil escolher o ramo de atividade ideal para você investir. Quando tiver seu negócio definido, fale com a gente para encontrar o espaço perfeito o seu negócio. Acesse http://www.gpamalls.com/aluguesualoja/ e conheça as nossas opções.

Veja também

Ver Todas