qualidades-de-todo-bom-empreendedor

Qualidades de todo bom empreendedor

Não existe apenas um caminho certo quando falamos de empreendedorismo: cada empreendedor acaba desenvolvendo metodologias próprias durante a evolução de seus negócios. No entanto, se observarmos os cases de sucesso ao longo da história, notamos qualidades que são semelhantes no perfil de todo bom empreendedor. Se você também tem o sonho de abrir o seu próprio negócio, confira abaixo algumas dessas importantes qualidades:

 

1 – AUTOCONFIANÇA
Se você não acreditar no seu negócio, quem irá? Acreditar em si mesmo e em seus talentos é o que fará você encontrar soluções diante de diferentes obstáculos. Como dizia Henry Ford: “Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo”.  

 

2 -VISÃO
David Karp, CEO do Tumblr, define o empreendedor como sendo “alguém que tem uma visão para algo e um desejo de criar”. O empreendedor que tem uma visão consegue avaliar as oportunidades e tendências de mercado, diminuindo os riscos de perder esforços e investimentos em áreas que não se adequam ao seu negócio.

 

3 – PAIXÃO
A decisão de abrir um negócio implica também na decisão de se dedicar a ele por um longo período de tempo. Se não existe verdadeira e inabalável paixão naquilo que se está empreendendo, qualquer dificuldade mais complexa se torna um fardo. Steve Jobs observou que a única maneira de estar satisfeito em sua vida é fazer um trabalho em que você realmente acredita.

 

4 – PERSEVERANÇA
A perseverança é o combustível de todo empreendedor. Ela é importante não apenas no momento em que se começa o seu próprio negócio, mas é essencial ao longo de toda jornada: especialmente quando os riscos aumentam e as tomadas de decisão se tornam mais árduas. Jeff Bezos, CEO da Amazon, afirma: “Eu não acho que me arrependeria de tentar e falhar. Acho que eu seria assombrado por uma decisão de não tentar nada”.

 

5 – INICIATIVA
Todo mundo tem boas ideias, mas o sucesso só acontece quando se toma iniciativa para colocá-las em prática. É a característica primordial de todo empreendedor. Nas palavras de Walt Disney: “O melhor jeito de começar a fazer algo é parar de falar e trabalhar”.

Veja também

Ver Todas